terça-feira, 13 de setembro de 2011

Porque hoje é 13 de setembro:

Maricota, a valente

 

Tinha pavor de baratas. Nem um leve tremor diante de cobras, víboras, escorpiões. Morcegos então, tirava de letra. Mas, baratas, baratinhas e baratões, a tiravam do sério. Se voadoras então, e havia lido que todas, absolutamente todas, voavam, ficava no mais absoluto estado de pânico. Casada e com filhos pequenos, foi morar numa linda casa de campo. Que ficava na serra do município vizinho. E onde, naturalmente, abundavam as cobras, os morcegos e as baratas. Um dia, filho caçula, um mês e meio, mamando no peito, cadeira de balanço no terraço, pressente algo voador. Imediatamente, o coração dispara, a boca seca. Sente ganas de correr mas não sabe por onde passar, a salvo, pelo monstro voador: a barata. E grita. O bebê, assustado, chora. Súbito, ouve a vozinha da filha de quase dois anos: tenha medo não, minha mãe, eu mato. E, lourinha, de pijama de flanela estampadinha e sandália cor-de-rosa, se aproxima da barata e pisa com toda a força da perninha. Depois diz: pronto. Se chegar outra, pode me chamar.





















 
 


"Tá mãe, tá filha!"


Bota o chapéu, minha mãe! diz a matutinha, vestido vermelho estampadinho, de retalhos e renda-da-terra. A mãe, vestido igual, obedece. Tá mãe, tá filha! declara, feliz, a menininha. E riem juntas, a caminho da fogueira, naquela noite antiga de São João.
Bom plantão, minha mãe! diz a jovem vestida de branco, estetoscópio no pescoço, bata na mão. Pra você também, Lourinha, responde a mãe, vestida igual. Tá mãe, tá filha! exclamam as duas, de repente, ao mesmo tempo, rindo. E quase podem ver São João Menino, abraçado ao carneirinho, rindo junto com elas, antes que se acendam as fogueiras, na noite de São João.



Márcia Maia


Feliz aniversário, minha loura querida. Toda a felicidade do mundo. Meu maior beijo. E meu infinito amor. Sempre.

2 comentários:

mfc disse...

Estas memórias lindas que nos acompanham... fazem bem parte de nós!

wind disse...

Que família mais bonita:)
Beijos