domingo, 13 de junho de 2010

De detalhes, faz-se a sina



nós, no natal de 2009


























Era 13 de junho: dia de Santo Antônio e São Fernando Pessoa. Santos portugueses. Dia, também, de Santo Yeats, irlandês. E ali, quase ao meio dia, com a sina traçada, eu nascia. Aos berros. Machucada de tempo perdido no trabalho de parto. Devia ter sido uma cesariana. Não foi. Ela é forte, a mãe, aguenta. Também teve que ser forte, o bebê: eu. No corredor, o pai ao telefone — jurássico — berrava: " É uma menina, linda, igual ao pai!" Que era lindo por dentro, o pai. E lá se ia aos poucos, completando-se-me a sina. Faltavam os sinos: tocaram ao meio-dia. E garantiram meu quinhão de alegria.
O tempo passou: tanto. Os caminhos — muitos — quase sempre pedregosos, com algumas pradarias. ( Lembram dos sinos?) Ou melhor, com algumas beiras-de-mar, que nunca gostei do campo. Que, aqui, se diz interior.
Sina cumprida, eis-me aqui: vivida de amor e poesia. Nem sempre felizes, amores e versos, sempre me valeu a pena vivê-los. Valem-me ainda. Como o pai, médica. Um tanto descrente e cética. E paradoxalmente, certa de que "tudo vale a pena, se a alma não é pequena", como escreveu um dos meus santos padroeiros.
Entre bruma e meio-dia, ostra e pássaro, pedra e vento, talvez, mar: assim eu sou. Uma mulher. Nada além. E como disse outro dia num poema, isso me encanta e basta.



Márcia Maia

8 comentários:

Flavio Machado disse...

muito bonito. e bela foto

bjs
Flávio

Gerusa Leal disse...

Não só pelo dia, mas em tudo e por tudo, pela bela vida vivida, parabéns, menina.
beijos

Jade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jade disse...

Comovente e belo, Márcia.
A poeta que nasceu naquele dia, descobrindo a vida de viver poesia além dos desencantos, experimentando os desdobramentos de ambos e os fecundando de poemas, hoje é puro encanto em tudo o que toca, crianças e palavras.
Parabéns e todas as felicidades, amiga.
Grande abraço,
Jade

Adriana Riess Karnal disse...

dias de santos, abençoada vc. è aniversário? Parabéns , domingo é dia de sol....vc brilha!

Carol Timm disse...

Oi Márcia,

Lindo post para celebrar o dia de hoje!

Parabéns pela data e pela sina linda de ser lida!

Bjs,
Carol

wind disse...

Meus parabéns atrasados:)
E ainda bem que nasceste,médica escritora:)
Bonita família que tens:)
Beijos

Antonio Siqueira disse...

familia linda!